Sessão Cinderela: Resenha do Filme Antes Que Eu Vá!!!!!

Foram semanas complicadas para mim, tive uma crise de coluna muito forte. Por isso tive que deixar vocês apenas com as novidades do mundo literário.

Mas já estou melhor e vamos retornar com nossas resenhas.

Hoje vou estrear mais uma coluna: Sessão Cinderela!!!!

Vocês poderão acompanhar agora no Cantinho resenhas dos filmes que foram adaptados dos livros que tanto gostamos.

E qual o significado do nome da coluna??? É que as resenhas serão postadas quando o relógio da Blogosfera tocar 12 badaladas, como no filme da Cinderela!!!!

Não tem jeito, sou sonhadora e romântica, minhas ideias estão sempre voltadas para os contos de fadas, risos...

Essa é a primeira vez que resenho um filme, espero que gostem.




Estão preparados???

O ponteiro virou: meia-noite!!!!! E o filme é..........


Antes que eu Vá: 

(Sem Spoiler)



O longa é inspirado no romance homônimo escrito por Lauren Oliver, lançado pela Editora Intrínseca. Na coluna Adaptações Literárias eu falei com vocês sofre o filme. Confiram as curiosidades e mais informações (postagem aqui)

Eu achei tão lindo e poético!!! Ficou perfeito!!!! O filme começa pelo fim. Temos uma imagem da Samantha em algum lugar escuro, parece noite. Ela está triste? Está olhando para nós? E de repente ela começa a falar com a gente.

E as imagens mudam. O dia está nascendo. Vemos cenas da cidade acordando, os personagens do filme despertando e se arrumando para ir à escola.

Um dia comum. É esse o retrato que ela quer nos mostrar. E a mensagem é essa: o que parecia ser só “mais um dia”, pode ser justamente o seu último dia!!!!! 

Não há nenhum aviso. Ninguém lhe prepara para isso.

E então, ela começa a nos contar sua história, como aconteceu o último dia dela!!!!!

E a fotografia agora é diferente. Vamos sentir que ela tem problemas com os pais pela maneira como passa por eles. Não só os ignora, parece que está fugindo do contato deles. E a maneira como trata sua irmãzinha, me deixou triste e revoltada. Ela a magoou por nada. 

O que eu vi foi uma adolescente revoltada querendo distância da família, indo para a escola.

E quando ela passar pela porta, o que iremos ver é uma garota popular. Samantha irá tentar nos convencer que a vida dela é perfeita. Irá nos mostrar seu relacionamento com as amigas, suas expectativas para aquele dia, que parece ser muito aguardado por ela, seu namorado, o garoto que qualquer uma morreria para ter ao seu lado.

Tudo indicando que ela é a garota que todas invejam. Qualquer um olharia para sua vida e desejaria ser ela.




Mas essa era a sua perspectiva. Ela não enxergava o que nós vimos.

Nada ali era perfeito. Suas amigas eram más. Praticavam bullying com todos na escola. E perseguiam uma menina chamada Juliet. 

Hoje era o dia do Cupido, e a mensagem que seu namorado lhe enviou pelo celular foi tão grosseira. Mas direto impossível, como ela ignorou??? Ele não lhe dava atenção, na verdade não parecia ligar para ela. 

Deveria ser um dia marcante para eles, ela estava cheia de expectativas para aquela noite, e ele simplesmente avisou que iria a uma festa na casa de um menino que parecia gostar dela, só que ela era má com ele.

Algo muito ruim irá acontecer nessa festa. E ela e suas amigas irão embora e sofrerão um acidente de carro e a cena é cortada em um rompante e Samantha acorda assustada.

Ufa!!!! Foi só um sonho......

E então o pesadelo começa: tudo parece se repetir exatamente como no sonho. Ela vai reparando nos detalhes e ficando apreensiva. Tudo está tão igual!!!! 




Preciso elogiar: aqui temos uma mudança. Ela deixa de ser protagonista e vira uma mera expectadora da sua própria vida. Ela observa o dia acontecer da mesma forma, as mesmas pessoas, os mesmos diálogos, as mesmas cenas. 

E há uma tensão grande se formando, pois ela se dá conta que se não fizer nada o final daquele dia será o mesmo do sonho: ela irá morrer!!!!





E então ela faz alguma coisa e muda tudo.

Mas não adiantou. Ela desperta em sua cama e tudo recomeça.






Crítica:




Acredito que o que todos vocês querem saber é se o filme foi chato. Repetir o mesmo dia é um desafio. Podem ficar despreocupados porque não foi!!!!

Eu me surpreendi: cada dia era novo. Só o final que era o mesmo.  O diretor acertou com um roteiro dinâmico e muito direto. Na verdade, o que teremos são mistérios revelados. A cada dia, uma nova chance para ela conhecer a si e aos outros que estão ao seu redor. A cada dia uma peça se encaixa.

Quem é Juliet? Porque era perseguida? Quem é sua melhor amiga? Existe algo em seu passado. Quem é o menino que gosta dela? E principalmente: quem é Samantha??? Qual era o papel dela naquele grupo???

Ela está presa nesse mesmo dia. Como irá conseguir mudar esse fim? Será possível mudar o fim? 

Em minha opinião, esse filme fala sobre a jornada de Samantha. Ela irá ver finalmente quem se tornou, como está tudo errado e quem ela era antes de tudo isso. Para finalmente entender quem é de verdade. O que realmente importa. Ela aprendeu a valorizar aqueles que a amavam e a apreciar os momentos da vida que significam tudo e ficarão para sempre!!!!!




E é somente nesse momento que o filme revela como ela morreu e ela sabe o que precisa fazer. 

Eu não li o livro ainda, então não posso fazer uma comparação. Mas o que posso dizer a vocês é que o filme não decepciona. Cada ator convence com seu papel. Eles terão um curto tempo para nos mostrar quem são e conseguirão muito bem!!!!

Eu gostei muito do filme!!!!!

Uma bela história com mensagens lindíssimas que irão nos emocionar. Não há nada novo aqui, nenhuma lição surpreendente. O que me fez pensar: por que então nós ainda precisamos aprender?


Talvez, como a personagem disse, você ainda tenha muito tempo!!!!! 


Mas e se for como ela e não tiver?


O que irá fazer antes que você vá???





* Crédito das Imagens: Facebook Paris Filmes



Trailer:




Título no Brasil: Antes que eu vá

Título Original: Before I Fall

Direção: Ry Russo-Young

Estreia no Brasil: 18 de maio de 2017

Paris Filmes

26 comentários

  1. Oi, Cila!
    Vi muitos comentários que o filme ficou bem adaptado e até melhor que o livro.
    Quero assistir porque gosto muito da Zoey e tem o Diego lindão!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cila.
    Há que bom ler que o filme não ficou repetitivo e nem chato, estou muito interessada em assisti-lo.
    Beijo


    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Quero muito ler o livro e, depois da sua dica, assistir o filme! Valeu pela indicação, adorei a nova coluna...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu vi esse filme domingo e ainda estou absorvendo ele. Eu já li o livro. Li em 2011 quando lançou e li esse ano por conta do filme. Exitem diferenças, mas nada que atrapalhe a mensagem do filme. É emocionante. Eu terminei de assistir chorando.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Primeiro, amei o titulo da coluna, super criativo e fofo!!
    Quanto ao filme, estou doida para assistir e fico muito feliz que a adaptação tenha fica boa (ando meio traumatizada com adaptações literárias), só me deu ainda mais vontade de assistir.

    Beijos,
    Um minuto, um livro

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cila. Muita gente está adorando o filme e estou louca para conferir também. Mesmo não tendo lido o livro e esse negócio de loop, eu adoro roteiros assim, acho tudo envolvente - ás vezes cansativo, claro, mas depende muito da história também. Eu amei a coluna, achei bem divertido o nome e espero que traga mais filmes aqui.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Sempre fui curiosa para ler o livro, mas a oportunidade não veio, agora com o lançamento do filme fiquei louca pra assistir e ler, espero fazer os dois em breve. Adorei sua opinião e que bom que curtiu.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cila!! Eu adorei o filme, mais até que o livro. Dá pra gente perceber o amadurecimento da personagem e passei a torcer muito por ela! Gostei da resenha, acho que vc deveria resenhar mais filmes rsrsrs

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Cila! Estou bem ansiosa para conferir este filme, não apenas por ter sido adaptado de um livro de uma autora que gosto muito, mas também por conta dos elogios.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Amei a resenha! Quero muito conferir esse filme. Já li o livro, e achei a ideia da autora genial, super recomendo! A Sam é meio chata no início, mas ela melhora e muito!
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei da dica Cila. Só ouço elogios a respeito do filme e mesmo sem ainda ter lido o livro, quero muito assistir. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oii Cila!!
    Ah como estou louca para assistir esse filme, todos tem falado que tem superado o livro, mas o cinema daqui ainda não colocou em cartaz!! Adorei sua crítica!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi Cila linda!!!
    Menina melhoras pra ti... fico preocupada contigo, mas espero que tudo fique bem e sua coluna melhore.
    Eu comecei a ler o livro por causa do filme e embora eu esteja lendo em doses homeopáticas, mas já estou quase no final, eu lia sua resenha e via muitas cenas do livro. Eu estou muito afim de ver este filme, e assim que eu finalizar a leitura farei isso. Eu gosto muito da atriz que está fazendo a Sam, ela é muito boa mesmo. A história, não é uma grande história, mas a mensagem que ela passa é muito importante... deixamos tantas coisas para depois. Agimos de forma grosseira com as pessoas, somos egoístas e as vezes não paramos para pensar se é assim mesmo que queremos viver e se realmente vale a pena fazer tudo isso. Eu sempre falo pra minha filha que não sabemos o que vai acontecer daqui há um minuto, então o que ela sentir vontade de fazer ou falar, que ela olhe nos olhos e faça e fale, porque talvez ela não poderá voltar atrás como Sam teve a oportunidade... sempre que vejo filmes neste estilo, levo a Nicole para conferir junto comigo e depois vou falando o sentido de tudo para que ela compreenda, ainda que ela não queira ir rs. Sua resenha ficou maravilhosa... para sua estréia em resenhar filmes você está de parabéns... e continue, porque sempre vou querer saber a sua opinião. Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cila!!
    Eu amo suas ideias românticas, e claro, que fiquei toda arrepiada em saber que teremos "sessão cinderela"!!!
    Li o livro há um tempinho, gostei muito da estória, e fiquei no chão com tantas reflexões que o livro me trouxe, afinal qdo inicie a leitura pensei se tratar apenas de mais um romance contemporâneo, sem perspectivas.
    Adorei sua resenha, fiquei com muita vontade assistir.
    Beijos
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ooooi!

    Que bom que curtiu o filme! Não me interessei muito pelo livro, mas assistir eu vou haaha Tenho um leve preconceito com filmes românticos. Difícil eu realmente gostar, absorver a história. Mas vamos ver né... Vou assistir!!! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  16. Ahhh amei o nome da nova "coluna" do blog. Adoro contos de fadas, acho que você já sabe disso :)

    Espero que já esteja melhor das suas dores.

    Estou louca para ver esse filme, nunca li o livro, mas olhando o trailer, a história parece ser bem interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Animada para assistir Cila. Eu não li o livro, mas tenho lido críticas ótimas ao filme, estou curiosa demais. Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Cila.
    Que bom que já está melhor. Eu ainda estou na dúvida se vou assistir ou não. Infelizmente não gostei do livro e do final menos ainda. Gosto desse negócio de repetir os dias, acho que já assisti vários filmes assim hehe, por isso eu não acho cansativo. Quem sabe eu assista e acabe surpreendida igual aconteceu com Os Treze Porquês.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei seus comentários... estou louco para assistir, mas antes pretendo ler haha Me chama a atenção o tema, espero não me decepcionar :/

    Abraço!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi
    que bom que o filme não decepcionou, você conseguiu tirar uma bela mensagem dessa história, foi a primeira reviw que li do filme e fico feliz que ela foi positiva, quero assistir o filme e ler o livro que por sinal li muitas resenhas negativas do livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Cila!
    Olha, quando vi o trailer nem tinha me interessado pelo filme (não li o livro). Mas depois da sua resenha fiquei com muita vontade de assistir!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Tenho o livro, consegui finalmente comprar esse ano em uma promoção mas estou naquela de ler o livro antes e depois correr para ver o filme.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oiii, lindona. Tudo bem???? Eu estou louca para ver esse filme. parece ser muitoooooo legal. E tem uma mensagem muito bonita. Gosto muito dessas histórias com looping no tempo e que mostram que nem tudo é exatamente como parece ser. uma pena que o filme não será exibido no cinema aqui da minha cidade. pelo menos eu acho que não será haahha
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu preciso MUITO MUITO MUITO MUITO ver esse filme <3 To mega ansiosa aqui!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Cila,
    Melhoras viu?
    Eu adorei a ideia da nova coluna e nome! Que divertido haha
    Estou muito ansiosa para assistir esse filme, adoro a Zoey. Mas, quero ler antes. Os que consigo ler antes, faço de tudo mesmo hahaha
    A fotografia parece estar linda!

    Adorei seus comentários.

    P.S.: HAHA nem comentei mais nada do menino sequestrado no início de Corra!, porque seria spoiler...mas, o espírito detetive é bem válido!

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo / Novo Twitter

    ResponderExcluir
  26. Oi Cila!
    Eu não li o livro e quero muito ver esse filme e depois da sua resenha estou mais ainda.
    Que bom que está melhor e desculpe a minha falta. Hoje envio o e-mail para você.
    Beijinhos
    http://saletadeleitura.blogspost.com.br

    ResponderExcluir