O Cantinho Participa: Especial Halloween - Top 5 Autores de Terror / Horror / Suspense!!!!!!!


Esse é o mês mais sombrio e assustador do ano!!!!!

Então, preparem-se!!!!!

O Cantinho, junto com os blogs amigos, a convite da Sharon, do Blog Guilda dos Leitores, e da Tamiris do Blog Pausa Para Um Livro, preparou um Especial de Halloween que vai deixar todos com muito medo!!!!!

 Quem tiver coragem, me encontre toda sexta-feira e descubra o que esconde o Top 5!!!!!







No Top 5 de hoje:
  Autores de Terror/ Horror/ Suspense....



Stephen King:

Foto Retirada do Google Imagens



Stephen Edwin King (Portland, 21 de setembro de 1947) é um escritor americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. É o nono autor mais traduzido no mundo .

Embora seu talento se destaque na literatura de terror/horror, escreveu algumas obras de qualidade reconhecida fora desse gênero e cuja popularidade aumentou ao serem levadas ao cinema, como nos filmes Conta Comigo, Um Sonho de Liberdade (contos retirados do livro As Quatro Estações),Christine, Eclipse Total, Lembranças de um Verão e À Espera de um Milagre.

O seu livro, The Dead Zone, originou a série da FOX com o mesmo nome. O próprio King já escreveu roteiros de episódios para séries, como Arquivo X, em que ele escreveu o roteiro do episódio "Feitiço", da quinta temporada.


Curiosidade: Uma de suas primeiras ideias era uma moça jovem com poderes psíquicos, mas ele descartou a idéia. Sua esposa resgatou os esboços do lixo e o encorajou a voltar a escrever sobre isso. Após terminar o romance, ele o intitulou "Carrie", mas antes de o livro ser publicado, sua mãe faleceu de câncer no útero e, por isso, ele desenvolveu uma grave dependência com álcool. Mais tarde, ele baseou o personagem Jack Torrance, do livro O Iluminado, nele mesmo. Graças a Deus, sua família e amigos intervieram, jogando fora, na sua frente, todos os seus vícios. Stephen King cortou o álcool e qualquer tipo de droga por volta de 1980 e se mantem sóbrio desde então.  (Fonte: Wikipedia)












Anne Rice:
 
Foto Retirada do Google Imagens



Howard Allen O'Brien, mais conhecida como Anne Rice (Nova Orleães, 4 de outubro de 1941) é uma escritora norte-americana, autora de séries de terror e fantasia.

Ela mesma escolheu 'Anne' como primeiro nome, ao entrar na escola. Em 1956 perdeu a mãe, Katherine, e dois anos depois, com o pai casado novamente, a família mudou-se para a cidade de Richardson, no Texas, onde Anne conheceu seu futuro marido, o poeta e pintor Stan Rice, já falecido.


Seu livro de maior sucesso é "Entrevista com o vampiro". Anne relata que escreveu esse livro em apenas uma semana, após a morte de sua filha por leucemia, retratada na personagem Cláudia. Entrevista com o Vampiro foi para as telas dos cinemas, sendo que Anne escreveu o roteiro e acompanhou de perto a produção. A decepção da autora foi quanto à escolha do ator para o personagem Lestat (Tom Cruise), sendo divulgado que ela o considerava apenas um rosto bonito, sendo sua preferência o ator Rutger Hauer (inclusive no livro A História do Ladrão de Corpos, através de uma fala de Lestat, ela indica isto).


Curiosidade: Em 2005, Rice anunciou que, após o falecimento de seu marido Stan Rice, deixaria de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos e se dedicar a outros tipos de gêneros literários. 

Em Christ The Lord: Out of Egypt, lançado em 2005, Rice despede-se dos seus temas habituais para escrever um retrato curioso de um Jesus aos sete anos de idade, partindo do Egito com a família, para voltar para sua casa em Nazaré. (Fonte: Wikipédia)






Bram Stoker:
 
Foto Retirada do Google Imagens


Abraham "Bram" Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 — Londres, 20 de Abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula , a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde .

Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu seu único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famoso romance[3] .

Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, começou a escrever romances e fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gêneros[4] .

Antes de escrever Drácula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros.

Curiosidade: Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres em 1912. Alguns biógrafos atribuem a um processo desencadeado por uma sífilis terciária como causa de sua morte. Foi cremado e suas cinzas estão numa urna no Crematório de Golders Green, Golders Green, em Londres, Inglaterra. (Fonte: Wikipedia)







Mary Shelley:


 
Foto Retirada do Google Imagens



Mary Wollstonecraft Shelley (Londres, 30 de agosto de 1797 -— Londres, 1 de fevereiro de 1851), mais conhecida por Mary Shelley foi uma escritora britânica, filha do filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora Mary Wollstonecraft. Casou-se com o poeta Percy Bysshe Shelley em 1816, depois do suicídio de sua primeira esposa.

Mary Shelley foi autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura de viagens, mais conhecida por seu romance gótico Frankenstein: ou O Moderno Prometeu (1818). Ela também editou e promoveu os trabalhos de seu marido, o poeta romântico e filósofo Percy Bysshe Shelley.

Escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, acabou redigindo esta que é uma das mais impressionantes histórias de horror de todos os tempos. A história do dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem fascinando gerações desde que foi publicada há mais de cem anos. Brilhante história de horror, escrita com fervor quase alucinatório, Frankenstein representa um dos mais estranhos florescimentos da imaginação romântica. 


Curiosidade: Os últimos anos de Mary Shelley foram afetados pela doença. Desde 1839, ela sofreu de dores de cabeça e ataques de paralisia em partes do seu corpo, que por vezes impedia de ler e escrever. [128] Em fevereiro de 1851, em Chester Square, ela morreu com cinquenta e três anos, com a suspeita de seu médico de um tumor cerebral. De acordo com Jane Shelley, Mary Shelley queria ser enterrada com sua mãe e seu pai; mas Percy e Jane, julgaram o cemitério de St Pancras "terrível", e preferiram enterrá-la em St Peter's Church, Bournemouth, próximo a sua nova residência em Boscombe.[129] No aniversário de um ano de sua morte, os Shelleys abriram sua escrivaninha e dentro dela encontraram mechas de cabelos de seus filhos mortos, um caderno que ela compartilhava com Percy Bysshe Shelley, e uma cópia de seu poema Adonais com uma página dobrada em volta de uma pedaço de seda contendo algumas de suas cinzas e os restos do seu coração. (Fontes: Wikipedia; Editora LPM)











Edgar Allan Poe:


Foto Retirada do Google Imagens


Edgar Allan Poe (nascido Edgar Poe; Boston, Massachusetts, Estados Unidos, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, Maryland, Estados Unidos, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano, integrante do movimento romântico americano. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é geralmente considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por sua contribuição ao emergente gênero de ficção científica. Ele foi o primeiro escritor americano conhecido por tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difíceis.

Ele nasceu como Edgar Poe, em Boston, Massachusetts; quando jovem, ficou órfão de mãe, que morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Poe foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, de Richmond, Virginia, mas nunca foi formalmente adotado. Ele frequentou a Universidade da Virgínia por um semestre, passando a maior parte do tempo entre bebidas e mulheres. Nesse período, teve uma séria discussão com seu pai adotivo e fugiu de casa para se alistar nas forças armadas, onde serviu durante dois anos antes de ser dispensado. Depois de falhar como cadete em West Point, deixou a sua família adotiva. Sua carreira começou humildemente com a publicação de uma coleção anônima de poemas, Tamerlane and Other Poems (1827).

Poe mudou seu foco para a prosa e passou os próximos anos trabalhando para revistas e jornais, tornando-se conhecido por seu próprio estilo de crítica literária. Seu trabalho o obrigou a se mudar para diversas cidades, incluindo Baltimore, Filadélfia e Nova Iorque. Em Baltimore, casou-se com Virginia Clemm, sua prima de 13 anos de idade. Em 1845, Poe publicou seu poema The Raven, foi um sucesso instantâneo. Sua esposa morreu de tuberculose dois anos após a publicação. Ele começou a planejar a criação de seu próprio jornal, The Penn (posteriormente renomeado para The Stylus), porém, em 7 de outubro de 1849, aos 40 anos, morreu antes que pudesse ser produzido. A causa de sua morte é desconhecida e foi por diversas vezes atribuída ao álcool, congestão cerebral, cólera, drogas, doenças cardiovasculares, raiva, suicídio, tuberculose entre outros agentes.[5]

Poe e suas obras influenciaram a literatura nos Estados Unidos e ao redor do mundo, bem como em campos especializados, tais como a cosmologia e a criptografia. Poe e seu trabalho aparecem ao longo da cultura popular na literatura, música, filmes e televisão. Várias de suas casas são dedicadas como museus atualmente.


Curiosidade: No dia 3 de Outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de delirium tremens, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, "Lord, please, help my poor soul", em português, "Senhor, por favor, ajude minha pobre alma."

Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de não comprovada, a ideia de ter sido causada por embriaguez. Por outro lado, muitas outras teorias têm sido propostas ao longo dos anos, entre as quais estão presentes: diabetes, sífilis, raiva, e doenças cerebrais raras. (Fonte: Wikipedia)
















Apoio:
Editora DarkSide


7 comentários

  1. Olá!
    Um dos meus autores preferidos com certeza é Stephen King! Comprei O Iluminado esse mês para ler em comemoração ao mês do horror! Se não me engano, ele sofreu um grave acidente, o que ajudou a sair do abuso de álcool também. Ele meio que retrata isso na série A Torre Negra.
    O Poço e O Pêndulo é um conto maravilhoso, outro autor que adoro é o Poe!
    Ah, que mês agradável esse!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cila,
    Adorei a ideia da lista..
    Desses eu só li Drácula e Frankito...gostei mais de Drácula.
    Até o fim do ano pretendo ler algo do tio SK ♥

    E depois de ler suas indicações dá até pra fazer uma bela maratona dos filmes que fizeram adaptação haha \o

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Aaahh como eu amo o halloween <33 adorei essa ideia, mas admito que desses autores só li alguns livros do stephen king, que logicamente são ótimos!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma história de amor e TOC", vem conferir!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila! Eu li vários livros do King e gosto muito do autor. Poe eu ainda não tive a oportunidade de conferir, na verdade comecei a ler um conto mas não me envolveu e acabei deixando para outra hora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Hello Minha Linda, olha aqui uhuuuuu ,<3
    Olha saudade Já hein? amei seu comentário minha Linda que amor.
    Gente e um escrito melhor do que outro, fico perdidinha aqui <3
    apesar de Frankestein ser muito Famoso ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas pretendo um dia ler sem duvida alguma <3 Drácula e meu personagem favorito!Apesar da Leitura sem cansativa eu não me arrependo de ter lido o livro!Stephen King e Difícil não se apaixonada por ele, o cara arrasa, mas gosto mais do Filho dele, o Joe Hill pouca gente sabe que ele e filho o.o e Anne Rice Gente sou louca com a Entrevista com um Vampiro, incrível mesmo, mas Já li um livro Erótico dela e só não coloquei fogo por que não queria poluir o mundo, mas esse era meu desejo!Não conhecia o Edgar sério o.o, mas adorei demais as informações e tão incrível como acontecimento na vida desses autores influência tanto para gerar uma Historia, sendo ela coisas ruins ou boas, adorei eu amo semana de terror, estou ansiosa para que chegue.
    Beijoos Flor

    PS:fiz um post especial para dia das crianças espero que você goste,pois aprecio muito sua opinião *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Cila, adorei a ideia do post coletivo, isso sempre trás ótimas novidades!
    Eu não sou chegada a ler e nem a assistir terror, mas conheço os autores citados e já li alguns destes livros. O que mais gostei foi Drácula de Bram Stoker. Estes livros foram lidos em minha juventude quando ainda não era medrosa... kkkk
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Cila!!! Nunca ouvi falar da Anne Rice nem dos livros dela, acho que vai ser uma ótima autora nova para o mês do Halloween. Esse mês eu comecei com o Hannibal, a Origem do Mal, que é ótimo!
    Bjsssss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir