Resenha do Livro: Filha da Floresta- Trilogia Sevenwaters Livro 1 !!!!!!



Preparem-se para uma história de fantasia que irá nos emocionar com mensagens bem reais!!!!!!





Livro: Filha da Floresta - Trilogia Sevenwaters Livro 1
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Páginas: 607

O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!!!!




Filha da Floresta- Trilogia 

 

Sevenwaters Livro 1:


Adicione no Skoob




Sinopse:



O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.



Confiram a Resenha!!!!!!!



RESENHA: FILHA DA FLORESTA



A Profecia da Filha da Floresta:

"Você precisa esperar por aquela que não pode falar, entregue pelas águas inimigas, cativa de uma cela sem grades. Das suas mãos machucadas, receberá o sinal que procuras e encontrarás o caminho do seu coração".


(Autoria Cila- Leitora Voraz)



O Cantinho Abre o Coração!!!!

Tem livros que nos afetam tanto, que nos viram do avesso, que tiram, que acrescentam. E, ainda assim, são mais, muito mais.

Esse é um deles. 

Qualquer palavra que eu diga é pouco, muito pouco.

Meus olhos estão brilhando!!!!!!

O texto dessa autora é genial e a mensagem dela é de arrepiar!!!!

Nossa!!!!! Nossa!!!!! Nossa!!!!!

Essa autora foi além, muito além do que eu poderia imaginar!!!!!

Superou todas as expectativas que eu tinha (e eu tinha muitas) e até as que eu não tinha!!!!!!

No que você acredita???

No que você tem fé???

Com um texto rico em simbolismo, a autora me enganou: todos os acontecimentos estão interligados, possuem um propósito, nada é coincidência ou um fato isolado. Mas só iremos ter essa percepção no final, quando tudo for explicado.

Esse livro levantou questionamentos existenciais!!!!!

Ele nos leva, através da capa da fantasia, a enxergar que não temos o controle sobre nosso próprio destino. Vamos duvidar do grau de liberdade que permeia nossas próprias escolhas. Vamos nos assustar quando descobrirmos o tamanho do nosso papel nesse grande mistério que é a vida. 

A autora me fez acreditar, me fez ter fé, de que todos eles eram Filhos da Floresta. De que a essência da vida deles estava enraizada na água, no fogo, na terra, nas árvores tão sagradas e em todos os espíritos, criaturas e habitantes da Floresta de Sevenwaters!!!!!

Eu confiei nisso. Eu confiei neles!!!!

E Sorcha também.

Mas a Floresta não parecia mais seu lar: não a protegeu, não a acolheu como filha.

Mas ela sabia que eles estavam lá

Eles ouviram os gritos em seus olhos

O desespero em sua luta silenciosa

Eles sentiram a pele sendo rasgada

Eles viram a alma sendo desfigurada

E não fizeram nada!!!!!!

Ela chamou e eles não responderam

Deixaram-na sozinha com seu choro mudo

E depois permitiram a reparação

Para quê???

Para quem???

Ela já estava marcada.

Ela foi traída.

Qual é o propósito de tudo isso???

Essa não é a grande pergunta que fizemos por toda a nossa vida e continuamos a fazer: Por quê???

Acreditem em mim: vocês não vão querer saber a resposta!!!!!

Com um final bombástico, que vai tirar o seu chão, Sorcha será surpreendida, junto com o leitor: é tudo tão maior do que a nossa própria existência, e ao mesmo tempo tão pequeno. 

É cruel??? Sim.

Mas qual é a verdade por trás desse mistério???

A autora não revelou!!!!!!!

E para piorar, a editora nos concede o primeiro capítulo da continuação dessa história que só irá aumentar nossa angústia e nossas dúvidas.

Nas primeiras páginas desse livro, Sorcha conta ao leitor o momento exato em que sua história começou. 

Mas ela estava enganada!!!!!

Tudo começou antes dela e vai terminar muito depois dela!!!!!

A impressão que eu tive, foi que a Floresta apenas deu a eles um intervalo merecido, para tentarem reconstruir suas vidas com o que sobrou.

É só aquele silêncio inquietante que antecede uma tempestade!!!!

Partem tudo!!!!!

Eu preciso contar!!!!!

Já na primeira página, a autora me encantou. Ela explicou que baseou sua história no Conto Germânico dos “Seis Cisnes”, dos irmãos Grimm. Colocou a pronúncia de alguns nomes, algumas datas essenciais que marcam o enredo e explicou o significado de alguns termos importantes.

E tem mais!!!!!

Depois da capa, iremos nos deparar com o desenho de uma árvore, e depois um mapa (surtei, eu adoro mapas!!!!) e um índice que eu nunca vi na vida!!!! Amei!!!!!! 

No índice temos um desenho central, que é essa mesma árvore, rodeada de um símbolo que se repete. No início de cada capítulo temos o desenho de penas, ao lado do número das páginas temos um símbolo diferente. E dentro do livro, iremos encontrar mais um.

Acharam que minha mente curiosa iria deixar passar???

Claro que não!!!

Todos eles possuem um significado importante para a história e para o povo celta. Os símbolos são: a Árvore da Vida, os Nós Celtas, a Triquetra e o Triskelion ou Triskel ou Triskle. (Significados: Link1, Link2, Link3).



Seis Cisnes: Oito Condenados!!!!


Eles viviam em um lugar sagrado: Tara, conhecida como a “Colina dos Reis”, nos tempos da Irlanda Celta.

Um lugar marcado por lendas, mistérios, mitos. Onde a natureza era o centro da espiritualidade celta.

Ao norte, ela era dividida em túaths, comunidades comandadas por Lordes. 

Eis que uma sombra se abateu sobre ela: a guerra!!! Escandinavos, picts e bretões deixaram um rastro de sangue, tortura, destruição. Ninguém estava seguro. 

Mas Sevenwaters era uma túath especial: ali ninguém corria perigo.

Isolada entre as montanhas, protegida por uma floresta impenetrável e liderada por Lorde Colum, respeitado e temido por todos. Viúvo e pai de sete filhos. 

Quem ousasse se arriscar a tentar atacá-los e invadir seu território, precisaria primeiro passar pela floresta, que guardava muitos mistérios.

Aqueles que tentaram não voltaram.

Vocês acreditam em magia???

A Dama da Floresta e os seres que a habitavam, guardavam a vida dele, o Sétimo Filho, de um Sétimo Filho e de toda a sua família.

Mas tempos escuros se aproximavam....

Lord Colum perseguia o objetivo de recuperar terras sagradas, roubadas por seu maior inimigo: o bretão Lord Richard de Northwoods. Seus povos viviam em discórdia.

E, um dia, tudo mudou!!!! 

Lord Colum volta casado. 

Qual o problema???

Ela era uma feiticeira!!!!!!

Com a intenção de tirar tudo dele, se sente ameaçada por seus filhos e lança uma maldição sobre eles: os transformou em cisnes!!!!!!

Sorcha conseguiu escapar.

Será???

Para salvar seus irmãos, a Dama da Floresta lhe dá apenas uma escolha.

Eles serão testados cruelmente!!!

O mesmo feitiço que aprisionou os seis irmãos na consciência de um animal, os usurpando a condição humana, só poderá ser quebrado com o cárcere de Sorcha.

Da fibra de uma planta que perfura a carne, ela teria que confeccionar uma camisa para cada irmão. Não poderia ter ajuda. E não poderia falar. 

Colher a planta lhe perfurava a pele, extrair dela a fibra, lhe flagelava o corpo, por dias, semanas, meses. 

Costurar uma camisa com o sangue de suas mãos desfiguradas poderia levar um ano. 

Terminar as seis camisas, poderia lhe custar a sanidade e a própria vida!!!

E sua dor não poderia ser extravasada, ninguém poderia escutar seu choro e nem suas razões. 

Seu carrasco era o silêncio!!!

Mas não satisfeita, a autora continua com a tortura....

A seus irmãos, a quem foi confiada à missão de proteger Sorcha, será dado o conhecimento de seu sacrifício, mas será negado o poder de impedí-lo!!!!! Eles não poderão salvá-la!!!!!

Talvez essa tenha sido a verdadeira maldição deles: durante todos aqueles anos, eles a protegeram, eles eram os seus heróis, e agora, a vida deles dependia do sacrifício da vida dela, eles não poderiam guardar quem eles mais amavam.

Ironia???

Lord Colum também não foi poupado!!!!

Um homem com o coração arrancado no dia que enterrou sua esposa. Esse era o pai deles, que nunca foi capaz de expressar amor por seus filhos.

Até o dia em que eles lhe foram tirados!!!!

Dentro de sua própria cela particular, a dor da perda lhe corroía: ele precisou ficar sozinho para entender que nunca esteve só!!!!

No fim, todos provaram do mesmo veneno: eles pela mão da feiticeira, ela pela mão dos seres da floresta.



Ponto Alto do Livro:


Suas almas estavam dilaceradas. 

Eu senti a dor de cada personagem. Mas a de Sorcha e de seu irmão Finbar me destruíram. Por eles eu chorei durante vários momentos no texto, não tem como ser diferente.

Finbar carrega sua condenação desde que nasceu. Eu não duraria uma semana com o peso que ele carrega. 

Ensinaram-nos que meninas são frágeis, mas exigiram dela uma coragem, uma força que chega a ser desumana. Ela foi levada ao limite, estava desmoronando física e emocionalmente. 

Ela é um dos personagens femininos mais admiráveis que eu já conheci!!!!!

Ela vai fraquejar. Ela vai pedir para desistir. Ela quer entregar os pontos. Ela vai ser humilhada, injustiçada, traída, ultrajada. E muito mais!!!!!

Você não aguentaria no lugar dela.

Mas nada a deteve: ela sempre seguia em frente!!!!!

Esse é o ponto alto dessa história: o preço foi alto demais!!!

Eles nunca mais serão os mesmos........

É chorando que termino essa resenha, com a grande metáfora do livro que preencheu meu coração tão maltratado pela autora!!!!!!

A planta com espinho, em minha opinião, representa o inimigo. Ela quis que a libertação fosse dada por ela para provar que eles eram iguais.

E para isso, não lhes deu saída: eles foram obrigados a confiar justamente naquele que foram ensinados a temer e odiar.

Daquela que trouxe dor e sofrimento nasceu o amor verdadeiro. E foi ele que salvou seus irmãos, no fim das contas, foi ele que a todos curou!!!!


Resumindo em três palavras:
 
Uma História Fantástica!!!!!

Um dos melhores livros que já li na vida!!!!!





Troféu do Cantinho: Favorito do Ano!!!!!








Contato com a Editora:







24 comentários

  1. Oi Cila, tudo bem?

    Esse livro é perfeito, a história é brilhante e eu chorei horrores com tudo que Sorcha sofreu. Já li os dois livros da série e estou com o terceiro aqui para ler. Que bom que gostou dessa história maravilhosa e fantástica. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  2. Oi Cila!
    Menina, eu ainda não li essa trilogia, mas só ouço elogios sobre ela \o/
    Preciso começar logo a leitura!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Cila.
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não recordo de ter lido alguma resenha dele. Sua resenha da muita vontade de ter o livro e conhecer a história por completo. Anotei a dica!

    Também quero agradecer sua visita no meu blog. Volte sempre que desejar.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho essa capa meio macabra kkk mas gostei da resenha, a história parece ter os elementos necessários pra construir uma história repleta de magia!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Mundo da Luna" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Cila! Já li Filha da Floresta e Filho das Sombras e amei! Estou ansiosa para ler Filha da Profecia! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cila! Todos falam muito bem desta trilogia, eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros, mas sua resenha já me deixou sem fôlego, imagina o livro.

    Bom domingo!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Cila, fico muito feliz que o livro tenha te fascinado tanto! Eu sou simplesmente apaixonada pela série Sevenwaters, a escrita da autora é incrível! É muito cruel tudo o que a família teve que enfrentar, eu sofri com eles, mas fiquei feliz pelo final... li até o terceiro livro e estou ansiosa pelo lançamento dos outros, que a editora também vai publicar. :)

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oiii Cila!

    Adoro sua empolgação e paixão ao escrever uma resenha hahah!
    Não conhecia o livro de resenhas, vi uma ou duas vezes sobre o lançamento da editora.
    A capa não me chamou atenção, mas sua resenha sim.
    AMO quando um livro nos tira do sério, nos muda de rumo e esse fez isso contigo. Achei o enredo bem interessante e fiquei bem curiosa para pegar todas essas mensagens que a autora passou durante o enredo.

    Espero que os proximos livros sejam tão bom quanto esse :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cila. Vejo muitas resenhas positivas a respeito desse livro. Se fosse pela capa eu com certeza não leria ele, ela pode até ser diferente, mas não gostei muito. Sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda para ler o livro, tenho que o fazer o mais rápido possível!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. oi Cila,
    é sempre um imenso prazer e uma alegria ler suas resenhas, e eu já tinha visto esse livro e me interessado nele por toda a história que está contida. gosto de historias celtas, há muita coisa ali que pode nos ensinar, coisas antigas, do limiar da História. é um livro que pretendo adquirir em breve.
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Cila tudo bem?
    Tenho os três livros aqui, mas ainda não consegui ler...depois dessa resenha preciso ler p ontem rs
    ainda mais que tem mais livros chegando por ai
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila sua linda!
    Menina do céu, que resenha é essa??? Caraca mulher, fiquei sem fôlego só de ler...
    Eu ouço muitos elogios sobre esta série, mas ainda não tive a oportunidade de conferir.
    Assim que possível vou comprar os livros já publicados por aqui e me jogar na leitura.
    Espero que a história mexa tanto comigo, quanto foi com você.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Cila, como você deve saber esse é meu livro favorito do ano! Já li Filho das Sombras e agora Filha da Profecia está bem do meu lado para começar e hoje terminei um livro de suspense, advinha qual vou ler agora???Sua resenha tem várias revelações importantes do livro e realmente nos faz sonhar!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  14. Oie Cila;
    acho essa capa linda, esse livro me chama atenção a tempos já, depois dessa resenha minha curiosidade só aumentou mais ainda.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu estou apaixonada nessa historia! Eu li o livro faz pouco tempo e ele entrou para a lista de favoritos da vida! Acredito que todos deveriam ter a oportunidade de ler Filha da Floresta.

    ResponderExcluir
  16. Cila lindona amei a resenha , histórias com magia, florestas , e a capa está linda. A premissa do livro já me encantou, em sua resenha seus destaques para os pontos altos me deixaram louca para ler o livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cila!
    Essa capa é meio sem graça, não curti não. E a premissa não faz meu estilo. Já conhecia o livro de outras resenhas e as pessoas falaram bem dele também, só não leio porque não curto o gênero.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  18. Oii,
    Não tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda mas a sua me fez ficar louca de vontade para lê-lo!!!
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente tenho bastante interesse de ler essa série.
    Só tenho os dois primeiros livros, mas não iniciei a leitura ainda por conta do tamanho sabe?
    Eu acho que sou bastante lerda ainda mais com a quantidade que ainda tenho para ler. Os de série tenho deixado mais de lado e pego os avulsos que tem me chamado mais atenção, mas espero poder fazer a leitura de A FILHA DA FLORESTA logo, porque lendo a sua resenha eu percebi o quanto a história é envolvente. Os personagens devem ser muito bons e todo mistério e a fantasia criada deve ser lindo. Eu realmente adorei seu ponto de vista sobre o livro. PARABÉNS viu? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resumo-do-mes-julho.html

    ResponderExcluir
  20. Nossa :o quanta empolgação! Hahahahah o livro é bem grossinho, né? Não li o livro, mas fiquei interessada na história. Principalmente agora que eu sei que a escrita da autora é divina e a história é toda interligada. Eu gosto disso. Muito bom saber que o final do livro nos deixa com vontade de ler o segundo!
    Tomara que eu leia ele :D
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Nunca li esse livro, só li resenhas. E a sua resenha não esconde a sua empolgação ao ler o livro! Fiquei curiosa para saber mais sobre a obra, ela parece ser bem fantástica (hehe)

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Cila como vc é má menina!!!
    Eu queria muito ler esse livro e agora depois dessa resenha o que eu faço?
    Surto? Fico pobre? Roubo um banco? Vendo meu rim?
    PRECISO DESSE LIVRO!!!
    Adoro esse tipo de história... ai jesus...
    Parabens pela resenha, amei a sua empolgação

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Oi, Cila!
    Você sempre nos deixa ansiosos através de suas resenhas. O modo como você escreve consegue deixar qualquer um apreensivo e curioso com a leitura! Admiro muito essa habilidade em você. Com Filha da Floresta não foi diferente. O número de paginas e a capa tornaram-se atrativos, assim como a sinopse, mas o que realmente convenceu a ler foi sua resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Cila lindona, que resenha apaixonante, fico com vontade de ler o livro só de ver sua empolgação e por saber que seu gosto é tão parecido com o meu, tenho certeza que vou adorar a história e sofrer junto com os personagens. Ainda não li nada da autora, mas sempre que vou a livraria fico namorando essa capa, sem contar a quantidade de elogios relativos a série. Quero muito ler o livro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir