BATE- BOLA NO CANTINHO COM O AUTOR LEONARDO MONTE - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!



BATE- BOLA NO CANTINHO COM O AUTOR LEONARDO MONTE - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!

 

 

Chegou a hora de vocês conhecerem o Time dos Nacionais do Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!!!

Hoje é dia de Jogo!!!!!!

E o Cantinho vai fazer a cobertura exclusiva desse evento!!!!!!

Preparados???

No Campo: Leonardo Monte!!!!!

Gente o chão tremeu com sua entrada, esse jogador é de peso!!!!!


1) Entrando de Sola........
(Expressão do futebol que significa ir direto ao assunto)

Qual foi a primeira “partida” que assistiu (primeiro contato com a leitura)? Consegue se lembrar da primeira “bola” (livro) que ganhou?

Leonardo: Com certeza os livros dos Irmãos Grimm que minha mãe tinha na casa de meus avós... minha estória favorita chamava "Os seis cisnes" 
Entrei no mundo literário de vez e não parei com o livro "O último Judeu" do escritor Noah Gordon que fala sobre um médico na Espanha de 1492, fenomenal.

2) Clássicos inesquecíveis....
(Grandes decisões, jogos clássicos que marcaram a história do futebol)

A Literatura Clássica Brasileira é marcada por grandes nomes. Quais “jogadores” (autores clássicos) fizeram parte da sua vida?

Leonardo:. Leio pouca literatura nacional, confesso, mas sou um grande fã de André Vianco por tudo que ele representa na literatura Nacional. Consideraria ele um Iniesta no time do Barcelona: não é o mais habilidoso, mas foi e é fundamental ao tipo de literatura que escrevo.

3) De Olho no Lance.......
(Expressão do futebol que significa uma jogada onde há possibilidade de gol).

O que fazia antes de escrever? Quando viu que daria “jogo” (que queria ser escritor)? Quando marcou seu primeiro “gol” (quando o sonho aconteceu)?

Leonardo: Nunca achei que queria ser escritor, na verdade eu sempre quis ser e já tinha iniciado um projeto que publiquei na internet sobre um romance policial, mas não passei da pág 140 (risos) eu decidi que queria escrever uma bela noite, olhando para o teto, desempregado e precisando arrumar algo pra ocupar a mente alem de ser barman e segurança de boate no interior de Minas Gerais. Levei 3 meses para terminar Cerberus - Entre Cobras e Ursos e em um mês ele foi aprovado para publicação.

4) Golaço.....
(Expressão do futebol que significa um gol muito bonito, marcado com extrema perícia ou arte).

Por quem você levantaria da arquibancada e faria a “ola”? Aqueles autores que lhe inspiraram e lhe inspiram até hoje?

Leonardo: Bernard Cornwell, Stephen King, Christopher Moore, Douglas Adams, Wilbur Smith, Mathew Reilly(e a Record não anda publicando seus livros), Conn Iggulden ... dos clássicos, como se fosse um Garrincha eu citaria Dante Aligheri.

5) Camisa 10.........
(Expressão do futebol quando alguém se refere a grandes craques de um time como Pelé, Zinedine Zidane e Diego Maradona.)

A maior honraria para um escritor é ser “o camisa 10” da literatura, ter seu nome no Hall da Fama da Literatura, a Academia Brasileira de Letras, e, quem sabe, o Nobel da Literatura!!!!!!!!

Qual o esquema tático necessário para trilhar esse caminho? Quanto tempo você levou para escrever seu livro? Quais as dificuldades encontradas? Fale sobre sua experiência.

Leonardo: Levei relativamente pouco tempo, na verdade não conheço ninguém que escreveu em tão pouco tempo como fiz com o primeiro livro da série Cerberus. Foram 3 meses de escritos diários começando as 23 horas e parando às 7:00. Escrever é um hábito e para mim, é 90% prática e 10% talento. Acredito que para escrever têm que gostar muito de ler, ter disciplina e identificar seu estilo de escrita... escrever sobre o que se gosta e sobre o que se sabe. O meu, por exemplo, escrevo o livro totalmente sem sequer reler uma linha (tanto que posto trechos do que escrevo e vários saem com erros de acentuação, concordância ou redundantes), depois de terminado, leio uma única vez, lentamente e corrigindo página a página (uma média de 10 páginas por hora, pois já passo o pente fino)... finalmente, acho que o segredo do sucesso é ser fiel à sua alma de escritor, ser você mesmo e não tentar ser algo que não está dentro de ti.

6) Você veste a Camisa......
(Expressão do futebol que significa defender alguma coisa, algum ideal)

De quais projetos de incentivo a leitura você “vestiria a camisa”? Como enxerga a Literatura Nacional no momento e quais ações poderiam ser feitas para, no futuro, termos um panorama diferente?

Leonardo: Nunca neguei projeto nenhum. Participo de todos que me convidaram e participarei de todos que tiver condições e perceber a seriedade do projeto. O Cerberus - Entre Cobras e Ursos foi vendido para alunos da rede pública de Fazenda Rio Grande - PR à R$7,00, enquanto o custo de produção para mim é quatro vezes isso.
A literatura Nacional vem ganhando espaço e isso é muito bom. As pessoas estão vendo que há muita coisa de qualidade aqui dentro e o melhor: podem ter acesso aos autores. Comigo, por exemplo, vários fãs têm meu whatsapp, facebook e até meu numero pessoal, passo horas diariamente discutindo sobre os antigos, atuais e novos projetos.
A principal ação que poderia ser feita, era através dos blogs, das livrarias, das editoras e da massa leitora desse país, exigirem dos políticos que reduzam as cargas tributárias sobre os livros. Livros não são objetos de luxo, ou supérfluos, livros são necessidades básicas.

7) Bate um Bolão......
(Expressão do futebol que significa que alguém é muito bom em determinada coisa)

Qual livro nacional que você recomendaria?

Leonardo: São vários a se citar. Gosto muito da saga O Legado, do Jorge Luiz, pra quem gosta de bastante pesquisa e dados históricos; para o público mais infanto juvenil, indico o Príncipe Gato do Bento de Luca, sem mencionar o clássico Os Sete do Vianco pra quem curte uma literatura estilo a que escrevo.

8) Tá na área se derrubar é Pênalti......
(Expressão do futebol que significa que falta só um detalhe para algo ser concluído)

Esse é o momento de falar sobre o seu trabalho. Fale sobre o seu livro, o que os leitores irão encontrar e sobre seus projetos. Podemos esperar um lançamento em breve?

Leonardo: Não curto protagonista, nunca gostei. Quando li Harry Potter queria ver as cenas da Hermione ou dos gêmeos, quando via cavaleiros do zoodíaco, gostava do Shiryu... dificilmente trabalharia com um protagonista único, sou mais da escola do Martin com vários protagonistas.
Sou um escritor humanista, então em meus personagens bonzinhos são altamente capazes de maldades e meus vilões são capazes de coisas boas. Não acredito em vilões que dedicam sua vida a matar um determinado personagem ou a destruir o mundo, pra mim um vilão desses faz o livro virar "gênero fantasia"... acho mais crível aparecer um dragão do que um vilão 100% maligno.
Estou escrevendo o terceiro livro de Cerberus, que fechará a série, após haverá um livro à parte que farei a pedido dos fãs que me pediram detalhes sobre os cães de Guerra, então eles conhecerão como se tornaram uma força de combate única em Wardogs - Quando apenas rosnávamos. 
Sobre lançamentos... bem...De mim poderão esperar SEMPRE um lançamento.

9) Finge que vai.... e vai......
(Tipo de jogada eternizada por Mané Garrincha)

Qual “jogada” (cena) literária você gostaria de rever? Pode ser do seu livro ou de outro que tenha lhe marcado.

Leonardo: Amo reler o combate final dos cães de guerra contra a legião de calabans... o discurso do personagem Cara de Porco me emociona e às vezes me arrependo do final que ele teve.


Leonardo Monte fecha o placar do Cantinho com goleada!!!!!!!

(Expressão do futebol que significa vitória por larga diferença no placar).


O Cantinho Agradece: Outro autor muito especial que eu conheci. O Leonardo é uma pessoa incrível, a imagem que eu tenho dele é a do João Pequeno (um dos meus personagens preferidos do seu livro Cerberus): super forte e de um coração imenso!!!! E é tudo verdade gente, ele é super carinhoso e disponível, ele conversa com todo mundo mesmo. Obrigada por sua contribuição de peso ao projeto.

Momento tiete: Fiquei encantada com sua generosidade em vender seu livro a preço módico para uma escola pública. E estou aqui envergonhada, pois não conheço alguns dos nomes de autores que citou. Mas adorei sua referência aos contos dos Irmãos Grimm, que também adoro.

Torcida do Cantinho: Um dos melhores livros que eu já li e também um dos mais impactantes, não tem como esquecer. Gostaria que todos tivessem a oportunidade de ler a série Cerberus. Eu estou super, mega ansiosa para conhecer o final, mas confesso que estou até com medo de saber o destino que o Leo reservou para os nossos amigos. Leo, você sabe que tem cadeira cativa aqui no Cantinho, pode sempre contar comigo, estou torcendo pelo seu sucesso sempre!!!!!!!


Da mesma forma que a TV invade a casa de vocês com informações e imagens, que a nossa campanha consiga levar os livros desses autores incríveis até vocês.

Levante essa bandeira: Leia um Livro Nacional!!!!!!!


Com Vocês:
Cerberus  – Livro 1: Entre Cobras e Ursos!!!


Curiosos??? Confiram minha resenha aqui
 

Sinopse:

Cerberus é uma série que trata sobre um tempo após o nosso.... Um mundo destruído pelos seres que vieram de outros planos.... Seu controle através de nossa ausência de tecnologia .... O terror instituído pela fome, a doença e a miséria humana...A esperança como uma vela de pavio curto....morrendo.... aos poucos.
Canibais, Calabans, Mordecais,Pashits, Ankh-o-rus, Beliahs, Banshees, Licantropos e toda sorte de criaturas que antes só existiam em nossos mais terríveis pesadelos vagam pela Terra indiscriminadamente.... destruindo, aterrorizando...e às vezes, até convivendo conosco em uma relação de total dominância....
Cidades viraram ruínas... as pessoas voltaram a uma era das trevas, vivendo em vilarejos e feudos, sem um poder central, servindo a governantes tiranos e sanguinários que as exploram cada vez mais e mais.... O medievo voltou...A era das trevas flagela novamente a Terra.....
A humanidade está a ponto de extinção...
Em um ato de desespero, o Vaticano decidiu criar em diversos lugares do mundo as Academias de Caçadores .... no Brasil criou-se a Cerberus....
Nesse sombrio lugar, dominado pela fé cega e padres ortodoxos, corredores escuros e úmidos, luz de velas e treinos sangrentos, calabouços e forcas, que encontraremos alguns de nossos personagens: crianças doadas em suas primeiras semanas de vida para transformarem-se em caçadores de explanares....
Passarão oito anos de duras provações até sagrarem0se dignos....ou perecerão no caminho?
Os fracos não servem à Cerberus.... 
Você está preparado?



Com Vocês:
O Diabo pede Carona- Cerberus – Vol. 2!!!



Sinopse:
Esse não é um bom lugar pra se viver,... não mais". Assim Renan define os últimos meses na Cerberus. Se não bastasse Amábili ter lhe abandonado, Caio e Mônica agora têm um filho e Izidro está desaparecido.Padre Francisco é o novo diretor e a vida na academia transforma-se do dia para a noite em um grande inferno. Alunos são chicoteados até a morte, na ala dos padres os estupros são rotina e a irmandade dos cães de guerra é proibida, passando a existir secretamente...É o ano em que os Águias sem Medo se formam caçadores e precisam enfrentar sua prova de ferro: ir à cidade Grito da Viúva, resgatar o antigo diretor e tirar Francisco do poder, mas para isso terão que se aliar a um demônio, o único que sabe do paradeiro de Izidro... se ainda estiver vivo. Só que tudo piora quando entram na cidade e descobrem uma população de asseclas que defendem Rulav, um governante mordecai que consome carne humana... e se quiserem destruí-lo terão que se juntar à Resistência, uma milícia liderada por um homem duro e cego pela vingança...A união dos Águias será testada pelo ferro, pelo fogo e pelo sangue.


Onde Comprar:





Contato com o Autor:























13 comentários

  1. Oie,
    adorei a entrevista.
    Não conhecia o autor nem os livros

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii flor, aiii que saudade que eu estava do teu cantinho!!! hehehe
    Tenho um carinho super especial por aqui..
    Adorei a entrevista, não tinha conhecimento dos livros e nem do autor.

    O blog está participando de uma promoção super legal, corre lá e confere!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/2014/06/sorteio-de-um-kindle-e-books-de-nao.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista. Já conhecia o autor e seus livros, mas ainda não tive oportunidade de lê-los.
    Espero poder ler as obras em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer o autor e suas obras! Que coisa boa conhecer novas cabeças pensantes e produza coisa boa realmente!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Oii, muito bacana a entrevista, não conhecia os livros dele ainda e vou dar uma procurada! :D
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da entrevista Cila. Tenho muita vontade de ler o conto Os Seis Cisnes e, assim como o autor, admiro bastante o trabalho do André Vianco. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Que entrevista bacana!
    Eu não conhecia o trabalho do autor e fiquei muito curiosa. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Escrever um livro em três meses é algo incrível mesmo.
    Muito boa a entrevista!

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  9. Olá Cila,

    Gostei demais da entrevista e de saber um pouco mais sobre o autor, é isso ai temos que incentivar os autores nacionais.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Opa, opa! Bateu uma identificação aqui! A lista de autores que ele citou que o inspira foi sensacional e fiquei boquiaberta com o tempo (e o horário) que ele levou para escrever o livro! Estou nesse momento favoritando a postagem para não perder o link do contato com autor! Achei a entrevista genial, com toda a sinceridade! *-*
    Beijos, Cila! <3

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, ele se jogou de verdade na literatura e criou uma bela saga. Parabéns para ele. E parabéns para você que está entrevistando e incentivando isso!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila, tudo bem?

    Já li o primeiro do Leo e amei! Muito boa a entrevista :D
    Quero ler o segundo! Bom saber que ele ciou o livro O Príncipe Gato, eu amei hahaha

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o formato da entrevista!
    Importante incentivarmos os nacionais
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir